O Boi Caprichoso celebrou uma vitória histórica ao conquistar o tricampeonato no 57º Festival Folclórico de Parintins, atingindo seu 26º título na trajetória do evento. A apuração, realizada nesta segunda-feira, 1º de julho, consagrou o touro negro, representando a nação azul e branca, como o grande vencedor, estabelecendo uma sequência inédita de triunfos.
A competição, marcada por uma disputa intensa, viu o Caprichoso sobressair em todos os 21 itens avaliados pelos jurados, que abrangem desde a qualidade musical até a criatividade das alegorias. A performance cativante do Caprichoso encantou tanto o público quanto os jurados, com destaque especial nas categorias de Ritual Indígena, Alegoria e Evolução do Boi-Bumbá.
Com as notas somadas dos 21 itens, o bumbá alcançou um total de 1259,2 pontos, vencendo por uma margem estreita de apenas um décimo sobre o concorrente. Esta vitória consolidou o Caprichoso como o grande campeão do Festival da ilha de Tupinambarana em 2024, um evento que é reconhecido como o maior festival folclórico do Brasil e que neste ano registrou um recorde de público.
Apuração
A abertura da mesa foi realizada pelo secretário de Economia Criativa do Estado, Marcos Apolo Muniz e a apuração foi conduzida pelo presidente da comissão julgadora, Beto Brandão e representantes dos bumbás. Os bois Caprichoso e Garantido foram avaliados por nove jurados que atribuíram notas para 21 itens, divididos por blocos: Comum/Musical, Cênico Coreográfico e Artístico.
O 57º Festival de Parintins foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Nos dias 28, 29 e 30 de junho, os bumbás Caprichoso e Garantido levaram grandes espetáculos para a arena do Bumbódromo.
“Era perceptível que seria uma disputa muito acirrada, a diferença de apenas um décimo, e aí o Caprichoso leva o tricampeonato do festival e é tri também no Recicla Galera essa ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que visa trabalharmos essa questão da sustentabilidade e incentivar as pessoas a participar da reciclagem dos resíduos gerados aqui no festival”, disse o secretário se referindo à ação, onde o Caprichoso destinou mais de 13 mil quilos de materiais para reciclagem, rendendo à agremiação uma premiação no valor de R$ 20 mil.
O secretário destacou ainda que o Governo do Amazonas realizou um dos maiores festivais e citou ainda o projeto do novo Bumbódromo. “No ano que vem vamos fazer maior ainda com a proposta do novo Bumbódromo, que vai passar agora pelas etapas de contratação de projetos. Ainda tem aí algumas etapas a serem vencidas, até começarmos a obra, mas já fica aí a expectativa de uma reestruturação de todo esse espaço”, ressaltou.