Denarium entrega 49 títulos definitivos a empresas do Distrito Industrial

Foto: Neto Figueiredo

O Governo de Roraima, concedeu mais 49 títulos definitivos de propriedade para vários empreendedores com investimentos no Distrito Industrial. A ação faz parte do Programa Estadual de Regularização Urbana Aqui Tem Dono, e a entrega dos documentos foi feita pelo governador Antonio Denarium, na manhã deste sábado, 5, durante o II Encontro de Empreendedores do Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte.

Com 158 empresas instaladas, gerando cerca de quatro mil empregos, o Distrito Industrial tem recebido atenção especial do Governo, com aplicação de mais de R$100 milhões em obras estruturantes, além de proporcionar segurança jurídica com a entrega dos títulos definitivos.

“Estamos trabalhando para garantir o crescimento de Roraima, gerando mais oportunidade, mais emprego e desenvolvimento. Dessa forma, é a partir do setor empresarial que vamos criar novos postos de serviço. Graças ao trabalho do Governo de valorizar os empreendedores que estão aqui e atrair novos investidores, estamos reduzindo a taxa de desemprego e temos acumulado a geração de 11 mil empregos com carteira assinada, mesmo com a pandemia, com a migração e com o alto desemprego em todo o Brasil. Estamos construindo um Estado bom para empreender, bom para trabalhar, e onde todos possam ter oportunidade”, ressaltou o governador.

O presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Márcio Grangeiro, também destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo.

“O Governo do Estado está trabalhando para levar dignidade às pessoas e, sem dúvida alguma, o Distrito Industrial é muito importante, porque gera inúmeros empregos e nenhuma empresa sobrevive sem segurança jurídica. O trabalho da regularização fundiária está acontecendo graças à determinação do nosso governador e hoje esses empresários serão agraciados com o título definitivo. Isso trará inúmeros benefícios, primeiro a segurança jurídica, segundo a possibilidade de mais investimentos, de geração de emprego, de renda. Sem dúvida alguma, ajudará nosso Estado a crescer ainda mais de uma forma sustentável”, afirmou o presidente.

Domingos Viana, proprietário da empresa Estrela da Amazônia Polpa de Fruta, foi um dos beneficiados com o recebimento do título que propicia segurança jurídica.

“Quem não tem documento não tem a terra. Com esse título, temos a base para investir e trabalhar com segurança. É muito importante para nossa empresa. Estamos há 22 anos lutando, e há quase 20 anos trabalhando no Distrito. Fiz vários ofícios para vários governadores, mas nunca fui atendido e hoje estou recebendo o título. Sou muito grato. Esse documento vai ajudar a alavancar nosso empreendimento. Teremos melhores condições de investimento”, afirmou.

Trabalho fortalece o Polo Industrial

A reestruturação geral do Distrito Industrial prossegue em execução e os empreendedores comentaram o trabalho realizado pelo Governo do Estado.

“O Distrito foi inaugurado em 1980, até então, praticamente nada foi feito para melhoria da estrutura. Poucos tinham título definitivo, poucos tinham asfalto na porta. A união faz a força, o grupo se uniu e estamos aqui, uma grande parte já recebeu do Governo do Estado o título definitivo. A situação dos carvoeiros já teve encaminhamento. É uma solução não só para o Distrito, mas para os bairros vizinhos, porque a fumaça prejudicava muita gente. Agora temos também a solução do asfalto, as máquinas já estão trabalhando”, disse o empresário Remídio Monai.

O presidente do CDDI (Conselho de Desenvolvimento do Distrito Industrial), Doan Rabelo, frisou o planejamento do Executivo estadual para o setor e a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento.

“O Governo tem feito um trabalho que está dando as condições para termos a liberdade econômica no nosso Estado”, assegurou.

Salomão dos Santos trabalha há 27 anos em uma empresa instalada no Distrito Industrial. Ele ressaltou o crescimento do Polo.

“As coisas estavam bastante esquecidas, agora tudo está melhorando muito, estão arrumando as ruas, entregando mais títulos definitivos para o pessoal. O Distrito cresceu bastante nesses últimos anos, apesar dessa pandemia”, disse.