Escolas públicas e privadas já podem se inscrever para a 17ª edição da OBMEP

Foto: Ascom Seed

Estão abertas até o dia 17 de março, as inscrições para a 17ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A inscrição deve ser feita pelas escolas diretamente na página da Olimpíada, no site www.obmep.org.br.

A edição da OBMEP de 2022, será dividida em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A primeira fase de avaliações ocorrerá no dia 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da segunda fase no dia 8 de outubro.

Representantes das escolas podem acessar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para a participação na olimpíada no regulamento disponível no site da OBMEP.

Sobre a Olimpíada

A OBMEP é um projeto nacional criado em 2005, direcionado às escolas públicas e privadas do país, realizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), e financiada com recursos federais, por intermédio do MEC (Ministério da Educação) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

É direcionada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, e busca estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, além de contribuir para a melhoria na qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentosos, incentivar seu ingresso em universidades e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Escolas, alunos e professores de RR conquistaram premiações em 2021

Na 16ª edição da Olimpíada de Matemática, realizada no ano passado, alunos, professores e escolas da rede estadual de ensino de Roraima, conquistaram mais de 100 premiações.

Um total de 11 escolas ganharam kits com material didático, 13 professores da rede receberam diplomas e livros de apoio à formação da matemática, 56 estudantes conquistaram medalhas de bronze e outros 30 receberam menção honrosa.

“Devido à pandemia, foi difícil encontrar os alunos para realizarem as provas, mas foi gratificante ver a participação de todos eles. Espero que nos próximos anos, eles continuem participando da OBMEP, buscando trazer, quem sabe, uma medalha de prata ou de ouro para o estado de Roraima, colaborando também para o enriquecimento do ensino da Matemática no nosso estado”, declarou o professor Gilvano Mancegozo, docente de Matemática da Escola Estadual Gonçalves Dias, premiado na 16º OBMEP.

Para Luiz Felipe Laurido, estudante de 15 anos da Escola Gonçalves Dias, premiado com medalha de bronze na edição de 2021, a prova serviu como forma de medir seu conhecimento na área da Matemática.

“A OBMEP para mim é uma prova para nos desafiar, para testar aonde podemos chegar através do conhecimento da Matemática, tão importante para a vida, por que ela está presente em todos os lugares à nossa volta”, declarou Luiz.

De acordo com a comissão organizadora da 16º OBMEP em Roraima, uma cerimônia de premiação será realizada para a entrega das medalhas e certificados, mas ainda não há data definida.