Galera do Caprichoso vira placar e lidera disputa de reciclagem no Bumbódromo

Torcedores azulados destinaram corretamente 230,6 quilos de materiais recicláveis, contra 223,8 quilos da galera encarnada. Foto: Tácio Melo

A galera item 19 do Caprichoso conseguiu reverter o resultado da primeira noite e passou a galera do Garantido na disputa do “Recicla, Galera”. Com a segunda noite do Festival de Parintins 2023, no sábado (1º/07), o bumbá somou 230,6 quilos de resíduos destinados para a reciclagem, contra 223,8 quilos do Garantido.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. O objetivo da disputa é mobilizar e incentivar os torcedores na arena a destinarem corretamente a maior quantidade de resíduos recicláveis durante a festa.

O bumbá da galera que mais enviar materiais para reciclagem garante o prêmio de R$ 20 mil em ações de sustentabilidade, além do título de Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2023. Apesar do resultado agora favorável ao boi da Francesa, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destaca que a diferença para a galera da Baixa é de apenas 6,8 quilos.

“A adesão das pessoas tem sido enorme no Bumbódromo. O Caprichoso está em busca do bicampeonato do ‘Recicla’ e o Garantido também está muito engajado pelo seu primeiro título da sustentabilidade. Vale destacar que o resultado é parcial, somando as duas noites, e nada está decidido. O que vai decidir o vencedor é justamente o engajamento das torcidas neste domingo (02/07)”, disse.

Após as apresentações no Bumbódromo, o material foi recolhido e levado para triagem e pesagem no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, situado na Praça da Liberdade. Conforme o levantamento das equipes, na primeira e segunda noite do 56º Festival de Parintins, a galera do Caprichoso deu a destinação correta a 73 kg de papelão, 120,6 kg de plástico e 37 kg de metal. Já a galera do Garantido destinou 81,8 kg de papelão, 95 kg de plástico e 47 kg de metal.

“Vale destacar que as duas galeras destinaram muitos rejeitos, que não são contabilizados na disputa e não devem ser colocados nos ecopontos. TNT e papéis laminados, por exemplo, não entram no cômputo. Os materiais passam por uma triagem prévia da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), antes de ser pesado, então é importante facilitar o trabalho feito por eles”, finalizou Taveira.

Duelo de reciclagem

A disputa continua até este domingo (02/07). Os torcedores das galeras vão receber, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, papelão e outros materiais recicláveis gerados durante as apresentações.

Com a sacola cheia, o torcedor item 19 deverá levar seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A estrutura está localizada no local de entrada e saída da arquibancada.

Sobre o Recicla, Galera

O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins, coordenado pela Sema Amazonas. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e a Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.