IMMU intensifica ações para promover segurança viária e combater estacionamentos em vagas especiais

Foto: Divulgação IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou, na manhã desta quarta-feira, 26/7, duas ações de fiscalização em diferentes partes da cidade. O principal objetivo foi para combater o estacionamento irregular em vagas especiais em supermercados e shoppings na zona Centro-Sul e fiscalizar veículos pesados na Zona Máxima de Restrição, na avenida Constantino Nery, também na zona Centro-Sul.

“É fundamental garantir o cumprimento das normas de trânsito para a segurança de todos. O estacionamento irregular em vagas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, tira o direito de ir e vir de quem realmente necessita. E o tráfego de veículos pesados em vias onde há a zona máxima, não só prejudica o trânsito, mas coloca em risco a vida de todos”, disse o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.

As equipes de fiscalização identificaram e autuaram veículos estacionados em vagas de idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). Durante as duas fiscalizações, 40 veículos foram autuados por estacionamento em vagas especiais, por não portarem a credencial de estacionamento especial.

Na fiscalização realizada na avenida Constantino Nery, onde existe restrição à circulação de veículos pesados, foram flagrados 23 caminhões desrespeitando a Zona Máxima de Restrição. Todos foram multados.

Stanley Ventilari reforçou que as regras de trânsito existem para serem seguidas. “Não vamos tolerar violações. Esperamos que estas autuações sirvam de aviso para que as pessoas respeitem as regras e regulamentos estabelecidos”, ressaltou.

“As medidas adotadas focam na conscientização e na fiscalização rigorosa das normas de trânsito, com ênfase na segurança dos pedestres, motoristas e ciclistas. Essa é uma responsabilidade coletiva, e a Prefeitura de Manaus está comprometida em liderar esse esforço, zelando pela segurança de todos que transitam pelas vias de Manaus”, enfatizou Ventilari.