Nesta segunda-feira, classificados no Concurso da Sefaz iniciam curso de formação

Sefaz RR
Foto: Secom RR

Os classificados para a segunda fase do Concurso Público de Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de Roraima iniciam o curso de formação na próxima segunda-feira, dia 14.

Ao todo, 45 candidatos participam da formação, sendo cinco deles, PcD (Pessoas com Deficiência). A formação contará com aulas de auditoria fiscal, contabilidade, legislação tributária, administração pública e ética no serviço público e acontece no período de 14 a 27 de fevereiro.

Serão 88 horas/aula no total e, no final, será aplicada uma prova de 70 questões. Todos que forem aprovados estarão aptos a serem nomeados. A aprovação requer atingir 30% da prova no mínimo.

O governador Antonio Denarium destaca que a formação é uma fase muito importante porque é onde os classificados terão contato direto com os temas que norteiam o trabalho dos auditores fiscais.

“A Cebraspe, que é banca organizadora do concurso, selecionou os melhores professores de vários Estados, inclusive de Roraima, para que o conteúdo programático do curso seja repassado de forma clara e objetiva, para que os futuros auditores fiscais de Roraima cheguem com uma boa carga de conhecimento e possam ajudar no trabalho de fiscalização e arrecadação de tributos para o Estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário da Fazenda, Marcos Jorge, esse concurso foi um dos mais aguardados nos últimos tempos e isso se refletiu no grande número de inscritos de quase todo o país.

“O último concurso realizado para o cargo de auditor fiscal em Roraima foi em 2006. Nos últimos anos, tivemos uma defasagem de profissionais devido ao afastamento dos servidores, seja por aposentadoria, mudança para outros Estados e até mesmo por morte. O governador Antonio Denarium foi sensível à essa situação e autorizou a realização do certame, que deve ser concluído ainda neste primeiro trimestre com a posse dos aprovados”, afirmou Marcos Jorge.

Sobre o concurso

O concurso ofereceu 30 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, das quais, 20 são para contratação imediata e as outras 10, para o Cadastro de Reserva.

A prova objetiva foi realizada dia 7 de novembro. Dos 3.740 candidatos inscritos, 905 não compareceram nos locais de provas, perfazendo uma abstenção de 24,19%, considerada baixa em relação à média de 30% a 40% registrada nos últimos concursos feitos no país.

O salário base será de R$ 2.412,97, mais a GEP (Gratificação de Estímulo à Produtividade), que costuma elevar os proventos do auditor ao teto remuneratório da administração pública.

Após a posse, os servidores serão lotados em Boa Vista ou em algum dos municípios onde a Sefaz-RR tem posto de fiscalização.

O início do curso de formação acontece no auditório do Sesc-RR (Serviço Social do Comércio em Roraima), localizado na Rua Araújo Filho, 947, no Centro de Boa Vista.