Início Amazonas ‘Noite do Encanto’: Sejusc promove dia de cuidados e ceia natalina a...

‘Noite do Encanto’: Sejusc promove dia de cuidados e ceia natalina a pessoas em situação de rua

'Noite do Encanto' ofertará ceia e serviços. Foto Ygson França

O Natal remete à família e confraternização, atenta a isso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promove, no dia 20 de dezembro a primeira “Noite do Encanto”, no Rio Negro Clube, no centro de Manaus, com ceia e lazer à pessoas em situação de rua.

A partir das 14h, o público de interesse poderá usufruir dos banheiros do clube para fazer a higienização pessoal, com shampoos, sabonetes e toalhas à disposição. Eles também poderão cortar os cabelos e escolher as roupas e calçados que gostarem.

Além disso, terão os serviços da Sejusc no local, como atendimentos institucionais e de cidadania para idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, e cuidados para envolvidos com álcool e outras drogas.

São esperadas cerca de 250 pessoas em situação de rua, tanto para os serviços disponíveis durante o dia, quanto para a ceia, que começa às 18h.

Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, diz que a ação visa alcançar pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade social e que precisam de uma atenção adicional, principalmente neste período.

“Estamos todos muito empolgados em poder proporcionar um dia de cuidados e uma ceia para essas pessoas. A Sejusc é uma secretaria que traz os direitos humanos no nome e que sempre procura atender todos os nossos públicos de interesse, não seria diferente nesta época tão especial”, frisa a secretária.

As roupas foram doadas pelos servidores da Sejusc e outros parceiros, e a alimentação servida na ceia será doada pela Capítulo Cidade de Manaus N°26 da Ordem DeMolay.

Noite do Encanto

A ação foi batizada em homenagem a Elvio de Azevedo Costa, homem que viveu em situação de rua e morreu em 2022, aos 36 anos, vítima de atropelamento. Conhecido como “Encanto”, Elvio era engajado na busca por melhorias e direitos a pessoas que viviam à margem da sociedade, e sempre buscava apoio com instituições, associações e entidades que pudessem dar amparo a pessoas envolvidas com álcool, drogas e prostituição.

Sair da versão mobile