Prefeitura de Boa Vista investe na valorização e benefícios para servidores públicos

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, é celebrado o Dia do Servidor Público, e a Prefeitura de Boa Vista destaca os avanços implementados para garantir condições dignas de trabalho e benefícios que valorizam os profissionais que mantêm os serviços funcionando diariamente em prol da população.

Sob a gestão do prefeito Arthur Henrique, em quatro anos, a prefeitura implementou uma série de benefícios e ações voltadas aos servidores, entre os quais progressões, promoções, reajustes salariais, capacitações e novas contratações.

Com um quadro atual de 13.152 profissionais, a administração municipal conta com 69,09% de servidores efetivos, 13,37% de comissionados, 5,36% celetistas e 12,16% temporários. As mulheres representam a maioria, com 69,67% do total de servidores. Os profissionais recebem suporte para desempenhar suas funções com eficácia e segurança, promovendo o atendimento de qualidade à população.

PCCRs APROVADOS

Outro destaque é para a aprovação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs). Desde o início da gestão, a prefeitura sancionou sete deles para diferentes categorias, garantindo o reconhecimento das funções exercidas e proporcionando maior segurança para o desenvolvimento profissional.

Entre os PCCRs aprovados estão: dos Analistas – Especialistas em Educação e Orientação, dos Auditores Fiscais, dos servidores efetivos da área de saúde, e dos empregados da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), entre outros.

“Reconhecemos que são os servidores que impulsionam a prefeitura e tornam possível cada avanço. Nosso compromisso é proporcionar condições dignas e valorizar esses profissionais que estão na linha de frente todos os dias para garantir o melhor atendimento aos cidadãos de Boa Vista. Parabenizo a todos pelo seu trabalho e dedicação,” destacou o prefeito Arthur Henrique.

SERVIDORES VALORIZADOS E CHEIOS DE ORGULHO

Cícera Mangabeira tomou posse há 8 meses como comandante-geral da Guarda Civil Municipal. Ela, que já integra a GCM há 14 anos, destacou os desafios diários e o orgulho em estar à frente dessa importante corporação. Além disso, reforçou que ser servidora da Prefeitura de Boa Vista é sinônimo de estabilidade e segurança financeira.

“Ser a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Municipal, em 34 anos da instituição, foi uma conquista que representa o avanço das mulheres em espaços de liderança. Apesar dos desafios, especialmente em uma área majoritariamente masculina, o apoio que recebo é essencial para executarmos juntos um trabalho focado na segurança e bem-estar dos boa-vistenses. Muito orgulho em fazer história”, disse.

Marcos Silva, gestor escolar há 11 anos, relembra sua trajetória com orgulho. Ele está à frente da Escola Municipal Palmira de Castro e destacou as diversas oportunidades de crescimento em sua carreira nesses anos de trajetória como servidor da Prefeitura de Boa Vista.

“Passei de professor para coordenador pedagógico, vice-gestor e, hoje, gestor escolar. Cada função trouxe um aprendizado único. Tenho muito orgulho de contribuir diariamente para o bem-estar da sociedade boa-vistense. Inspiro colegas e alunos a valorizar a educação e a criar um ambiente de colaboração e motivação”, disse.

OS BENEFÍCIOS NÃO PARAM POR AÍ!

Entre as conquistas mais recentes, o programa Servidor de Valor ganhou duas iniciativas importantes em 2024: a Feirinha do Servidor de Valor, que estimula a economia e integração entre os servidores, e a Ação Servidor de Valor, dedicada a promover a saúde e o bem-estar dos profissionais.

Desde 2021, a prefeitura tem concedido benefícios significativos aos servidores, incluindo reajustes salariais que variam entre 9,02% e 10,15%, conforme as categorias, além de revisões salariais entre 2023 e 2024 dentro dos PCCRs. Outros benefícios recentes incluem o auxílio-refeição para servidores com jornada superior a seis horas e a ampliação do auxílio-transporte a todos os servidores municipais também estão inclusos.

Também foram criadas gratificações como a de Produtividade e a de Atividade em Educação Especial (GAEE). A gestão expandiu ainda o auxílio-fardamento para guardas municipais e agentes de trânsito e a gratificação de Incentivo à Docência (GID), que passou a integrar o valor da hora-aula.

Com essas e outras medidas, a gestão municipal reconhece a importância e o comprometimento do servidor para a prestação de um serviço de qualidade para toda a população.