Prefeitura realiza ação de remoção de carros abandonados no bairro Petrópolis

Fiscalização IMMU. Foto Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Ouvidoria do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atendendo aos pedidos da população, realizou nesta terça-feira, 2/4, uma ação na rua Paulo VI, no bairro Petrópolis, zona Sul. A operação resultou na remoção de dois carros que se encontravam abandonados, obstruindo o espaço público e comprometendo a segurança dos pedestres e demais veículos.

Durante a ação, que visou principalmente a liberação das vias para um trânsito mais seguro e com fluidez, outros cinco veículos foram autuados por estacionarem sobre as calçadas, impedindo a passagem dos pedestres. Este é um direito garantido pelo Código de Trânsito, e sua violação representa não só um desrespeito às normas de trânsito, mas também aos demais motoristas.

O diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a importância dessa operação: “Essa operação demonstra nosso empenho constante na proteção da comunidade de Manaus. Veículos abandonados e o uso indevido das calçadas para estacionamento ultrapassam a questão da estética urbana; eles constituem ameaças diretas à segurança dos pedestres e ao fluxo adequado da mobilidade urbana. Além disso, atraem problemas de saúde pública, como a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, devido ao acúmulo de água parada e resíduos. Seguiremos dedicados a promover vias públicas mais seguras e acessíveis a todos”, informou.

Para o morador Francisco Alves, a medida garante ordenamento na via e os veículos deixam de ser utilizados por usuários de entorpecentes. “Esses veículos abandonados estavam criando problemas de trânsito e de segurança, os ‘noiados’ utilizavam os carros para usarem drogas, isso causa perigo para nós”, disse.

A Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com a manutenção da ordem pública e convida os cidadãos a participarem ativamente, reportando situações similares por meio da Ouvidoria do IMMU ou do disk trânsito pelo número 0800 092 1188.