Suframa e Governo do Amapá assinam decreto da criação de Parque de Inovação Tecnológica

Foto: Andrés Pascal/Suframa

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o governador do Amapá, Clécio Luis, assinaram na tarde desta quinta-feira (22), no Palácio do Setentrião, sede do governo estadual, em Macapá, decreto que institui o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo projeto de criação do Parque de Inovação Tecnológica e do Hub de Inovação do Estado do Amapá. A criação destas estruturas, de acordo com o Governo do Estado, tem o objetivo de desenvolver e implementar políticas públicas que favoreçam a inovação tecnológica e o empreendedorismo amapaense.

Além do governador e do superintendente, o evento contou também com a participação do secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros, do presidente do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, do presidente da Associação de Municípios do Estado do Amapá, Carlos Sampaio, e da deputada estadual Dayse Marques (Solidariedade-AP), bem como de representantes de instituições de ensino e pesquisa, empresas, órgãos governamentais, startups e demais entidades ligadas ao ambiente de inovação do Estado.

Em seu discurso, o governador Clécio Luis destacou, inicialmente, a parceria histórica com a Suframa para a criação da Zona Franca Verde de Macapá e Santana e disse apostar bastante na estruturação de um parque industrial e tecnológico no Estado que seja fomentado também a partir da utilização de matérias-primas regionais.

“Queremos um modelo de desenvolvimento que tenha várias frentes e a Suframa tem se colocado cada vez mais de portas abertas para iniciativas de base tecnológica, de inovação, que é o caso do nosso evento hoje. Temos a segurança para assinar o decreto criando o GT porque a Suframa garantiu os recursos para que pudéssemos construir e implementar este parque tecnológico e juntar nele as Instituições de Ciência e Tecnologia, os pesquisadores, os empresários. E a ideia deste parque é focar no desenvolvimento da pesquisa aplicada, para que possamos ter, ao final, um produto, um negócio”, ressaltou Luis.

Sobre o Hub de Inovação, o governador disse que a intenção é reunir todos os agentes ligados à inovação em um ambiente único e dinâmico buscando encurtar distâncias, reduzir a burocracia e aprimorar o acesso à informação.

“O Hub vai servir pra isso, pra juntar todo mundo num mesmo ambiente, empresas, instituições, governo. Sem dúvida nenhuma, o Parque Tecnológico e o Hub vão se consolidar como uma das grandes matrizes econômicas do nosso Estado, ajustando e conjugando desenvolvimento com preservação do meio ambiente e qualidade da vida de quem mora aqui”, complementou.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a iniciativa do Governo do Amapá e colocou a Suframa à disposição para colaborar em quaisquer atividades ligadas ao desenvolvimento do Estado, ressaltando que o Amapá foi o primeiro Estado a receber as ações itinerantes de integração regional e interiorização do desenvolvimento preconizadas pela nova gestão da Autarquia.

“O importante é que nós, que estamos na parte Norte do Brasil, possamos nos unir cada vez mais e mostrar que nós somos locomotiva de desenvolvimento do País, e não carga. Vamos puxar o crescimento do Brasil dentro de algumas décadas a partir de medidas exatamente como essa, de criação do parque tecnológico, do hub de inovação, que vão nos ajudar a aprofundar as nossas potencialidades”, destacou Saraiva.

Por fim, o superintendente também foi ao encontro da fala do governador de que se faz necessário que as pesquisas e os projetos a serem desenvolvidos futuramente no parque tecnológico possam ter resultados práticos e aderência com as demandas do mercado.

“É fundamental que possamos estabelecer a captação de empresas. Não basta que o centro tecnológico e o hub sejam almoxarifado de novas descobertas. É preciso que essas descobertas sejam trabalhadas no Estado do Amapá, para que o emprego fique aqui e para que a população local possa ser mais feliz”, reforçou.

Programação

Além da assinatura do decreto de criação do GT, a solenidade teve, ainda, atividades como o Pitch do Parque Tecnológico; Pitch do Hub de Inovação; Painel “Aquário – Governo, Empreendedorismo Inovador e Ensino e pesquisa”; e a assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e a empresa OrçaFascio para aprimorar a elaboração de projetos e a gestão dos recursos aplicados em obras públicas.