Navio começou a desviar apenas 2 minutos antes de bater na ponte nos EUA

Imagem Expresso.pt

Dados do serviço de monitoramento marítimo MarineTraffic mostram trajeto da embarcação desde que saiu do porto de Baltimore até colidir com a ponte Francis Scott Key. O navio teve duas quedas de luz até nove minutos antes da batida, às 1h27 horário local (2h27 no horário de Brasília).

O navio Dali começou a desviar de sua rota original dois minutos antes de colidir contra a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, apontam dados do MarineTraffic, site que monitora em tempo real o deslocamento de embarcações em todo o mundo.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (26), quando a embarcação atingiu um pilar da ponte, em vez de passar por baixo dela. Ao menos seis pessoas caíram no rio Patapsco e não foram encontradas. Na noite de terça, a polícia de Maryland disse que as vítimas “possivelmente” estão mortas, considerando o tempo passado desde o desaparecimento e a baixa temperatura da água. Mergulhadores retomarão as buscas na manhã desta quarta (27).

Os dados do MarineTraffic, no horário local de Baltimore, apontam que:

  • 1h23: a embarcação seguia em linha reta, no curso de 140 graus, em direção ao vão central da ponte, a 15,7 km/h
  • 1h25: o navio passa a desviar para a direita, a 141 graus, com velocidade de 16,1 km/h. Existem imagens que mostram que as luzes do navio se apagaram
  • 1h27: acontece o impacto com um dos pilares da ponte, com curso de 152 graus e velocidade de 14 km/h

O navio chegou a declarar emergência (“mayday”, no código internacional). O comandante da embarcação informou às autoridades portuárias de Baltimore que havia perdido o controle da direção, depois de sofrer queda de energia e relatar problema nos propulsores, de acordo com Wes Moore, governador de Maryland.

Com informações do G1