Políticos Norte Americanos defenderam a extradição de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro. Foto: reprodução /TV Band

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou como “ultrajantes” a invasão criminosa de bolsonaristas neste domingo (08) à Praça dos Três Poderes e deputados norte-americanos defenderam a extradição de Jair Bolsonaro, para que ele seja arrolado nas investigações da tentativa de golpe no Brasil.

A declaração de Biden foi feita a jornalistas, que o questionaram do cenário brasileiro, durante uma agenda na fronteira dos EUA com o México. Horas antes, o secretário de Estado, Antohony Blinken, emitiu comunicado condenando os ataques e informou que se “junta a Lula ao pedir um imediato a essas ações”.

Mas os deputados norte-americanos foram além e defenderam a extradição do ex-presidente que se encontra em Orlando, Estados Unidos, para passar um período sabático.

Coincidentemente, também se encontra na região o ex-ministro da Justiça e até hoje secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que teve um pedido de prisão solicitado pela Advocacia-Geral da União (AGU), pela omissão e ausência do país em dia de situação crítica na segurança e proteção das sedes dos Três Poderes.

A deputada democrata dos Estados Unidos Alexandria Ocasio-Cortez publicou em suas redes sociais neste domingo 8/01 uma declaração que reforça o coro para impedir que o país conceda refúgio ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Outros deputados também se manifestaram. O democrata Joaquin Castro pediu a extradição de Bolsonaro para o Brasil.

Reprodução imagem Tweet

“Bolsonaro não deve receber refúgio na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade de seus crimes.Me posiciono junto a Lula e ao governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos e fascistas não podem usar o roteiro de Trump para enfraquecer a democracia”.

Reprodução imagem Tweet

“Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de @LulaOficial. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, publicou Alexandria Ocasio.

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, afirmou:

“condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje. Usar a violência é sempre inaceitável. Nós nos juntamos a Lula para pedir o fim imediato dessas ações.”

Com informações Jornal GGN